PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

07-12-2011 *MDS PRORROGA PRAZO PARA PREENCHIMENTO DO CENSO SUAS 2011



O prazo para preenchimento de todos os questionários do Censo Suas 2011 foi prorrogado. Os gestores municipais e estaduais, e os conselhos de Assistência Social têm até 22 de dezembro para preencher os questionários de gestão municipal e estadual, conselho, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro Pop).

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou o prazo devido à dificuldade dos gestores em acessar o sistema e usar as novas senhas. Até ultima segunda (5), 1.103 conselhos municipais de Assistência Social, 778 gestores municipais e três gestores estaduais não haviam preenchido os questionários. Dos 7.562 Cras, 761 não fizeram o preenchimento. Dos 2.210 Creas, faltam 358. Apenas um Creas Pop não preencheu o Censo Suas 2011.

É importante que todos os municípios preencham os questionários, segundo o MDS. O levantamento permite aos gestores e técnicos, conselheiros e cidadãos conhecer melhor os avanços e desafios da institucionalização do sistema. “Quem não está no Censo, não está no Suas. O Censo é base de cálculo para o confinanciamento do Governo Federal para os serviços prestados nos Cras e Creas e também para o cálculo do Índice de Gestão Descentralizada (IGD)”, diz a diretora de Gestão do Suas da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Simone Albuquerque.

Rede privada – O prazo também foi prorrogado para a rede socioassistencial privada. Os conselhos podem validar as senhas das entidades até 13 de janeiro de 2012. As entidades terão até 20 de janeiro para preencher os questionários. “Tivemos aproximadamente 15 mil pedidos de senha. Estendemos os prazos para que as entidades consigam preencher os questionários adequadamente e com tranquilidade”, informa a diretora da Rede Socioassistencial Privada do Suas da SNAS, Carolina Gabas.

Nenhum comentário: