PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

15-02-2011 *AGRICULTORES DE MUNICÍPIOS POTIGUARES SERÃO BENEFICIADOS PELO PROGRAMA TERRA PRONTA

Dez mil pequenos agricultores do Rio Grande do Norte, que trabalham em uma área de 15 mil hectares, serão beneficiados pelo Programa Terra Pronta. A assinatura do convênio, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (14) em Assú, sela a parceria entre Governo do Estado; Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) - através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), Petrobras e prefeituras de 17 municípios que serão assistidos pelo programa.

A governadora Rosalba Ciarlini, que participou da solenidade, falou sobre a importância dessa parceria. “É fundamental a gente somar esforços numa hora dessas”.

Já o secretário de Estado da Sape, Betinho Rosado, enfatizou a importância da agricultura para o crescimento do país. “A atividade agrícola é uma das mais importantes desenvolvidas pela humanidade em todo mundo. Ela é responsável por 30% a 40% do Produto Interno Bruto do país, até dos mais desenvolvidos”, disse. Betinho Rosado destacou, também, o esforço feito pela governadora Rosalba Ciarlini para atender o homem do campo. "Uma das primeiras ações do governo foi conseguir recurso para pagar o Programa Garantia Safra, além de agilizar o processo para garantir a distribuição das sementes para o plantio deste ano", completou.

PROGRAMA:

O Terra Pronta tem como objetivo disponibilizar aos pequenos proprietários de terras e aos assentamentos rurais a infraestrutura básica para o plantio, através da preparação motomecanizada do solo e distribuição gratuita de sementes para culturas de milho, feijão, algodão, entre outras. Essa iniciativa visa estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, uma das ações prioritárias do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras.

Tanto a Emater quanto a Petrobras atuarão de maneira estratégica no projeto. Esta vai disponibilizar óleo diesel para movimentar os tratores cedidos pelas prefeituras dos municípios participantes. Àquela caberá a orientação técnica do projeto e a distribuição de sementes selecionadas para o plantio.

Nos municípios, o Terra Pronta é conduzido por um Comitê Gestor responsável pela indicação dos beneficiários e acompanhamento de sua execução. Esse Comitê é formado por representantes da Sape, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Emater e Câmara de Vereadores.

Realizado no Rio Grande do Norte há 17 anos, o Programa Terra Pronta tem sido um aliado fiel dos pequenos agricultores nos municípios onde é desenvolvido, melhorando a produção e contribuindo para a geração de renda no campo.

*Com informações da Agencia RN

Nenhum comentário: