Para evitar acidentes e fatalidades em parques de diversões, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou normas e regras para as instalações. Agora, as prefeituras terão de observar as novas determinações antes de liberar as instalações e permitir o funcionamento.
As regras vão desde requisitos de segurança do projeto à fabricação, instalação, montagem e operação dos brinquedos, além de período de manutenção, tipos de cerca, de portão e de piso que devem ser usados, e orientação dos funcionários sobre o trabalho.
De acordo com a Comissão de Estudo Especial de Parques de Diversão, que participou da elaboração das novas normas, a medida servirá de referência para as prefeituras que autorizam o funcionamento dos locais. Também pode ser um ponto de partida para os Municípios criarem leis específicas.
A nova regulamentação não tem força de lei, mas é um primeiro passo para que os parques passem a ser certificados. As normas são inspiradas nas que existem na Europa e nos Estados Unidos (EUA).
Agência CNM, com informações da Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário