Nesta terça feira (22/03) é comemorado o Dia Mundial da Água. Em uma sessão solene realizada ontem, segunda feira (21) os deputados discutiram a necessidade urgente de repensar o uso racional dos recursos hídricos como forma de garantir a continuidade da vida no planeta. Eles chamaram atenção para os principais problemas que o mau uso desse recurso pode causar, entre os quais fome e sede, decorrentes de uma escassez prolongada, e até possíveis guerras por disputas pela água como fonte de energia e para uso na agricultura.
Autor do requerimento para a realização da sessão, o deputado Izalci (PR-DF) ressaltou que o homem, mesmo sabendo que a água é imprescindível para a vida e que existe em quantidade limitada, continua gastando em demasia e contaminando mananciais. Ele lembrou que desde 1995 o Banco Mundial já alertava para a hipótese de conflitos internacionais ligados a disputas por água, e não mais por petróleo ou questões geopolíticas.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), já contabilizamos 250 milhões de pessoas em 26 países sofrendo por causa da escassez de água. No Brasil, apesar de termos cerca de 20% de toda a água potável do planeta, a distribuição do recurso não se dá de maneira uniforme em todo o território.
Com informações da Folha em Dia
Via Agência Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário