De acordo com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil é o campeão mundial em consumo de agrotóxicos. Dados da Secretaria de Comércio Exterior mostram que o país importou 1,84 mil toneladas do produto em 2008.
Em 2009, esse número saltou para 2,37 mil toneladas. Sabendo dos perigos que o uso desses venenos causam à saúde da agricultora ou agricultor os movimentos sociais lançaram no dia 7 de abril uma campanha nacional. Durante o seu lançamento, a Campanha Permanente contra o Uso do Agrotóxico e pela Vida reuniu mais de 3 mil pessoas em Brasília, no Distrito Federal.
A Voz do Semiárido já aderiu à campanha e traz para você uma matéria especial sobre o perigo dos agrotóxicos para o trabalhador ou trabalhadora. A reportagem foi feita pela assessoria de comunicação da Articulação do Semiárido Brasileiro(ASA).
Nessa reportagem, a professora Raquel Rigoto vai explicar como esses venenos são prejudiciais à saúde dos agricultores e agricultoras. Além disso, vamos saber como os agricultores do Polo da Borborema, na Paraíba, conseguem combater a mosca branca das suas áreas sem utilizar os venenos químicos.
Ouça A Voz do Semiárido, dia 12/04/2011, ás 10h00min.
Radio FM Fraternidade 104,9/ www.fmfraternidade.com.br
Ouça A Voz do Semiárido, dia 14/04/2011, ás 12h30min.
Radio FM vida 107,9/ www.fmvida.com.br/
*Por Marcelle Honorato
Comunicadora – Diaconia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário