PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

20-07-2011 *BLOGs DO OESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE É DESTAQUE EM SITE PERNAMBUCANO

Moradores de municípios do interior do Rio Grande do Norte divulgam seus municípios e democratizam a comunicação. Matéria publicada no Site boivoador.com, no ultimo domingo 17 de julho de 2010.

Nossa função é informar. Aposto que essa será a resposta para a pergunta: qual é a função de um jornalista? De fato, divulgar, propagar, informar e esclarecer são alguns dos objetivos dos profissionais da comunicação. Porém, nem sempre esse objetivo é cumprido. Segundo a teoria da Agenda Setting – o termo significa pauta de fixação, os veículos de comunicação deixam de divulgar algumas notícias para que outras sejam privilegiadas e, consequentemente, conseguem direcionar quais os assuntos das nossas conversas com nossos (as) namorados (as), colegas de trabalho, amigos e até mesmo com um desconhecido no elevador. Sem divulgação, como vamos saber o que acontece no nosso bairro ou na esquina da nossa casa?
Blog de Leandro Silva mostra a rotina de Umarizal, no Rio Grande do Norte.

Um dos meios de furar essa Agenda Setting e fazer com que mais cidades e assuntos cheguem ao público do Rio Grande do Norte. “Pensei em uma forma de mostrar a cidade. Porque antes de morar em Umarizal, nunca tinha nem ouvido falar no município e muita gente também não. Então, pensei no blog como forma de mostrar a cidade para o mundo”, explica o blogueiro Leandro Silva, que no dia 22 julho comemora um ano de existência do seu blog Umarizal em Fotos. O município tem um pouco mais de 10 mil habitantes, fica a 334 km de capital potiguar, na região oeste do estado. É uma típica cidade de interior com muitas praças, igrejas, gente acolhedora e uma feira que movimenta a cidade todas as segundas – feiras.
Emídio Sena destaca a importância do blog como veículo de comunicação na cidade de Antônio Martins

”As notícias são selecionadas por questões que despertem o interesse dos leitores, coisa que fazem parte do nosso dia a dia como: politica, educação, página policial, cultura, esporte, coisas que estejam próximas da realidade em que vivemos”, explica Emídio Sena, morador da cidade de Antônio Martins, localizada também na região oeste do estado, e autor do blog Antônio Martins – Este é meu lugar. Com essa proposta, as notícias dos mais variados temas chegam mais perto dos leitores que vivem longe dos grandes aglomerados de comunicação.

Dando uma visitada ao blog de Emídio Sena é possível perceber um pouco de tudo. Desde um balanço da atual gestão municipal, passando por entrevistas, poemas que retratam a realidade local, eventos e até notas de sepultamento e falecimento. Embora o foco seja local, as notícias de caráter nacional também tem espaço nesses meios de comunicação e tudo é escrito com o estilo do seu idealizador.

Quando os blogueiros consideram que uma matéria nacional é importante para o município, elas são veiculadas nos blogs. Os blogueiros não se privam de conhecer e saber mais sobre o mundo da comunicação, pois sabem da importância do seu trabalho para os moradores dos municípios e para a democratização da comunicação. “Quero deixar minha contribuição para o mundo, pois sei que sempre que alguém procurar alguma informação sobre esta cidade Antônio Martins vai encontrar. Isso é o que me motiva”, conta Emídio Sena.

Texto de Marcelle Honorato // Ilustração de Ana Lira
Site: Boivoador.com

Nenhum comentário: