PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

27-07-2011 *AGRICULTURA FAMÍLIA GERA RENDA A PEQUENO AGRICULTOR NA ZONA RURAL DE ANTÔNIO MARTINS

Na zona rural de Antônio Martins, mais precisamente no sitio Tamanduá, um pequeno agricultor consegue o sustento da família por meio da agricultura familiar, plantando frutas e verduras em seu quintal.

O agricultor Raimundo Nogueira do Nascimento, 35 anos, conhecido por “NINO”, após ser beneficiado com uma cisterna tipo calçadão, com capacidade para 52.000 litros, por meio da DIACONIA, uma ONG que atua em nossa região e através de uma parceria com a prefeitura municipal de Antônio Martins, vem desenvolvendo um projeto de horta em seu quintal diga-se de passagem em um pequeno espaço de terra o mesmo produz: coentro, cebolinha, pimentão, tomate, alface, cenoura, jerimum, macaxeira, mamão e banana.
Nino, como é conhecido, vive em uma casa pequena com a esposa Eriscladia e a filha Valeria. O mesmo todas as manhãs, acorda cedo para cuidar do quintal e depois sair para comercializar os seus produtos na comunidade, nos sítios vizinhos e aos domingos comercializa seus produtos na feira Publica em Antônio Martins.
O que este pequeno produtor mais reclama é o fato de não ter parte de seu produto comprado pela EMATER, através do Programa Compra Direta do Governo Federal, aonde segundo ele evitaria o desperdício de parte de sua produção e reforçaria ainda mais o entusiasmo dos pequenos produtores através da agricultura familiar. Vale salientar, também, que agora é lei Federal, pois 30% da merenda escolar têm que ser advindo da agricultura familiar.
Na realidade ainda existem outros agricultores que estão no mesmo ramo tendo as mesmas dificuldades e que segundo informações de agora em diante vão ser acompanhados e catalogados pela Secretaria Municipal de Agricultura através dos Secretários de Altemar Bezerra e Davi Calisto. “Podem aguardar mais notícias sobre esse assunto”, disse Altemar Bezerra.


Por Emídio Sena

Nenhum comentário: