PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

01-09-2011 *MDS COMEÇA A COLETAR DADOS SOBRE REDE DE ATENDIMENTO SOCIAL E ASSISTENCIAL DO PAÍS

Começa hoje, quinta feira (01/09), com dois novos questionários, a coleta de dados do Censo 2011 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). As novidades em relação a 2010 são o questionário que reunirá informações sobre o funcionamento, recursos humanos e fontes de custeio das entidades socioassistenciais privadas que têm inscrição nos conselhos municipais de assistência social; e o questionário que avaliará os centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP).

O levantamento, feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), permite aos gestores e técnicos, conselheiros e cidadãos conhecer melhor os avanços e desafios da institucionalização do sistema.

Segundo a diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Simone Albuquerque, o censo é um importante instrumento de monitoramento para toda a rede socioassistencial. “As entidades inscritas nos conselhos municipais são parceiras do Suas, por isso é importante que o sistema as conheça e reconheça seus trabalhos. É também para saber que tipo de atendimento é oferecido nos Centros POP. O Censo Suas os tira da invisibilidade [as entidades e os Centros POP]”.

Em nota, o diretor do Departamento da Gestão da Informação do ministério, Caio Nakashima, alertou para a importância de que todos os municípios respondam ao Censo Suas, inclusive os que ainda não implantaram centros de Referência de Assistência Social (Cras), centros de Referência de Especializados de Assistência Social (Creas) ou Centros POP.

Em 2010, mais de 4,7 mil municípios enviaram informações para o levantamento. “É necessário ficar atento aos prazos para preenchimento, pois o acesso aos questionários é impedido após o encerramento”, ressaltou Nakashima. O preenchimento de todos os questionários será feito via internet, pelo endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censo2011/ .

*Com as informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: