PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

20-09-2011 *CENSO SUAS 2011: COMEÇA PRAZO PARA PREENCHER QUESTIONÁRIOS SOBRE OS CRAS

A partir dessa segunda-feira (19/09), o Censo 2011 do Sistema Único de Assistência Social (Suas) inicia a coleta de dados sobre os Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Até 28 de outubro, todos os municípios brasileiros que possuam essas unidades – independentemente de serem cofinanciadas ou não -- deverão responder ao questionário, via internet. O levantamento quer saber mais sobre a estrutura, o funcionamento, atividades e recursos humanos dos Cras, o que é essencial para o planejamento, o acompanhamento e a avaliação do Suas.

Principal porta de entrada do sistema, os Cras são unidades públicas, estatais e descentralizadas, da política de assistência social, responsáveis pela organização e oferta de serviços de proteção social básica do Suas. Desempenham duas funções principais: gestão do território e oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Articulam os diversos serviços da assistência social, previnem situações de vulnerabilidade e risco, fazem acompanhamento familiar, busca ativa e encaminhamentos para outros serviços da rede e para outras políticas públicas.

Desde 2007, quando houve o primeiro Censo Suas, até 2010, o número de Cras aumentou de 4.195 para 6.801 unidades. No mesmo período, o número de municípios que contam com pelo menos um Cras subiu de 3.159 para 4.720. O Censo Suas 2010 revelou que cerca de 277 mil famílias passaram a ser acompanhadas pelo Paif em agosto de 2010, totalizando 2 milhões de famílias atendidas pelo programa. Dessas, 50% são beneficiárias do Bolsa Família.

Questionários
– O preenchimento das informações de todos os questionários do Censo Suas 2011 deverá ser feito pela internet, no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censo2011/. É importante ressaltar que os gestores deverão preencher um questionário para cada Cras existente no município.

*Com informações MDS

Nenhum comentário: