PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

10-11-2011 *MDS E MEC FIRMAM ACORDO PARA QUALIFICAR UM MILHÃO DE PESSOAS EXTREMAMENTE POBRES ATÉ 2014

Por Emídio Sena / MDS

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinaram nesta quarta-feira (09/11) acordo de cooperação técnica para oferecer, até 2014, um milhão de vagas de qualificação profissional para o público do Plano Brasil Sem Miséria, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Desse total, 60 mil vagas serão abertas ainda este ano, para cursos que iniciarão até março de 2012.

Na primeira etapa do Pronatec Brasil Sem Miséria, as vagas de qualificação serão abertas em 161 municípios, incluindo as 27 capitais e as cidades com população superior a 100 mil habitantes que estejam integradas à rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Tivemos que escolher um foco inicial, porque não daria tempo de pactuar vagas ainda este ano com todos os 5.565 municípios brasileiros. A partir do próximo ano, abriremos mesas de negociação em todos os estados, para incluir outros municípios”, explicou Tereza Campello.

Com esse recorte, acrescentou a ministra, o Pronatec Brasil Sem Miséria atinge as cidades que concentram 60% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e que, de acordo com os dados do Censo 2010, reúnem a maior quantidade de pessoas em extrema pobreza em áreas urbanas. Os 161 municípios terão 18 de novembro para aderir ao programa e apresentar planos de trabalho.

Nenhum comentário: