PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

11-10-2011 *TRANSPORTE DE UNIVERSITÁRIOS É DISCUTIDO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Abriu o espaço reservado aos oradores da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa desta quarta (10/11), o deputado Gustavo Carvalho (PSB). Em sua fala ele propôs a criação de um programa de transporte social universitário em âmbito intermunicipal para legalizar o deslocamento de estudantes de nível superior. Segundo ele, um considerável número de pessoas do interior tem que se deslocar à capital para cursar uma faculdade, fazendo um movimento pendular cinco vezes por semana. A maioria desses alunos se desloca em veículos fretados pelas prefeituras dos municípios onde reside, o que é feito sem regulamentação, já que uma determinação legal permite que esse tipo de transporte seja feito apenas nos limites do próprio município, limitando o benefício aos ensinos fundamental e médio.

“Essa regulamentação servirá para fomentar o acesso ao ensino superior, complementando programas como o Prouni, que ampliou consideravelmente a quantidade de pessoas nas salas de aula das faculdades de Natal. Será um facilitador para que o universitário carente do interior conclua o seu curso”, acrescentou o parlamentar, que sugeriu ainda a utilização dos próprios veículos das frotas municipais ou uma terceirização de automóveis.

O deputado Ezequiel Ferreira (PTB) apoiou a causa e defendeu uma discussão ainda mais ampla do assunto, que avalie as condições dos veículos que fazem esse tipo de transporte, citando acidentes recentes com estudantes transportados em veículos inadequados na cidade de Currais Novos.

Nenhum comentário: