O secretário estadual da Agricultura, da Pesca e da Pecuária, Betinho Rosado (DEM), pediu exoneração do cargo para poder encaminhar emendas ao Orçamento Geral da União, que será votado em dezembro no Congresso Nacional, que for de interesses dos municípios onde tem base eleitoral. O despacho com o ato de exoneração, assinado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), saiu na edição de ontem (19) do "Diário Oficial do Estado".
No período de dois meses, este é o segundo pedido de exoneração do secretário Betinho Rosado, que é cunhado da governadora Rosalba Ciarlini. Em 20 de setembro ele havia deixado o cargo para participar da votação na Câmara dos Deputados, que aprovou a indicação da deputada federal Ana Arraes, mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para ministra do Tribunal de Contas da União (TCU).
Com a exoneração de Betinho Rosado, deixa o cargo, momentaneamente, o deputado Rogério Marinho (PSDB), que é o primeiro suplente da coligação proporcional que apoiou a eleição de Rosalba Ciarlini para o governo do Estado em 2010.
Por intermédio de sua assessoria de imprensa, Rogério Marinho informou que a volta de Betinho Rosado para a Câmara Federal "já estava acertada há uns três meses", pois como titular da cadeira, é um direito dele encaminhar as emendas de interesse dos municípios onde ele tem apoios políticos.
Betinho Rosado deve ficar na Câmara dos Deputados até a próxima quinta-feira, dia 24, prazo em que se encerra o encaminhamento das emendas na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que aprovou parecer preliminar, dia 17, de que o valor limite para a apresentação de emendas individuais é de R$ 15 milhões. O Rio Grande do Norte também terá direito a 18 emendas de bancadas.
Rosado deverá voltar à Câmara em dezembro, pois o OGU de 2012 tem de ser votado até o dia 15 desse mês no Congresso Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário