PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

16-04-2012 *O MUNICIPIO DE ANTONIO MARTINS/RN RECEBE VISITA DE EQUIPE DE TV DO ESTADO

Uma equipe do Canal IntertvCabugi, afiliada da Rede Globo, esteve no ultimo dia (11/04) no município de Antonio Martins/RN, com o objetivo de produzir uma reportagem sobre os efeitos provocados pela estiagem e suas conseqüências para a população local. Na ocasião, os jornalistas foram recepcionados pelos representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, os Srs. Davi Calisto e Altemar Bezerra, que acompanharam a equipe e prestaram entrevista sobre a atual situação de seca enfrentada pelo município e região, citando, ainda, algumas providencias institucionais de caráter emergencial, já sendo tomadas. O Prefeito Edmilson Fernandes justificou a ausência, pois estava em Brasília a resolver questões relevantes de interesse municipal.


Em visita a algumas Comunidades e aos principais reservatórios que abastecem a cidade, a reportagem pode constatar a escassez de água que aflige o município, além das significativas perdas no tocante à produtividade agrícola e animal. Segundo Altemar Bezerra, Secretário Adjunto e Chefe da EMATER Local, os índices pluviométricos de Janeiro até agora somam apenas 320 mm...portanto, insuficientes e com chuvas acentuadamente irregulares; sendo que o ano passado (2011) também foi de inverno irregular. Já o Secretario de Agricultura Davi Calisto, ao destacar a vital importância da água, afirmou que os Governos devem buscar soluções viáveis e definitivas para enfrentamento do problema da seca naquela região que, historicamente, tem sofrido com este fenômeno natural.


Os entrevistados disseram que, para o abastecimento de água na zona urbana, uma saída emergencial seria a implantação de uma adutora provisória, partindo do açude Lucrécia, proposta esta já encaminhada ao Governo do Estado pelo Prefeito Edmilson Fernandes, no entanto, aguardando retorno.


Lamentando a não aprovação do município no ano agrícola 2010-2011 do Programa Garantia-Safra, na oportunidade, os Secretários ressaltam que a baixa produtividade enfrentada pelos agricultores, pode ser minimizada por meio do referido Programa, que destina R$ 680,00 para cada agricultor cadastrado, quando constatada perda acima de 50%, nas culturas de milho, feijão, arroz, algodão e mandioca. O município, por meio da Secretaria de Agricultura, conta atualmente com 366 agricultores assegurados pelo Garantia-Safra. 2011/2012.




Por Davi Calisto, Altemar Bezerra E Messias Torres.


Fotos: Altemar Bezerra/Davi Calisto

Nenhum comentário: