PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

EMATER DE UMARIZAL CAPACITA TÉCNICOS E AGRICULTORES PARA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS SUBTERRÂNEAS

A regional da EMATER de Umarizal-RN, realizou nesta última quarta – feira (28/08/2013) uma capacitação para técnicos da EMATER e agricultores familiares da região para construção de barragens subterrâneas. a capacitação se deu no sítio caiçara no município de Umarizal, com a presença do assessor estatual do programa duas águas da EMARTER-RN o Sr. Francisco Leonardo Nogueira Filho, do assessor regional de Umarizal do programa duas águas o Sr Washington Sales (Beto), da chefe da regional de Umarizal Francisca Jales, secretários de agriculturas de algumas cidades, além dos técnicos de Antônio Martins, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Janduis, Patu, Itaú, Riacho da Cruz, Tabuleiro Grande, Olho D’água dos Borges, Rafael Godeiro, Umarizal, João Dias, Rodolfo Fernandes, participaram da capacitação, vários agricultores familiares, que foram ver de perto como se construí uma barragem subterrânea.

A Barragem Subterrânea é uma construção que tem por finalidade barrar a água de riachos temporários mantendo a umidade no subsolo, permitindo realizar cultivos na época de estiagem e aumentar o armazenamento d’agua de forma que este possa ser aproveitado através de capacitação e bombeamento em cacimbões, também conhecidos como poço amazonas. a barragem subterrânea é uma das tecnologias de convivência com o semiárido.

A tecnologia do projeto traz os seguintes itens: barragem subterrânea, renques, barramentos assoreadores, cacimbão (poço amazonas) e hortas e pomares.

Essa tecnologia será implantada com recursos do governo federal (MDS) pela EMATER-RN em vários munícipios da região. A cidade de Antônio Martins será beneficiada, de início com 10 barragens subterrâneas, podendo ser feitas mais algumas, dependendo da demanda. Pensando nisso é que o engenheiro da EMATER de Antônio Martins, Altemar Bezerra está convidando os agricultores interessados nessa tecnologia a comparecer a sede da EMATER de Antônio Martins neste dia 03/09/2013(terça-feira) a partir das 15:30 horas para participar de uma reunião com o assessor regional do programa duas águas o Sr. Washington Sales (Beto de Almino Afonso) e com o técnico Altemar Bezerra para traçarmos rumos para execução dessa tecnologia no nosso município.






Por: Altemar Bezerra- Engenheiro da EMATER de Antônio Martins-RN


Nenhum comentário: