PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

SESAP, MINISTÉRIO DA SAÚDE E OPAS VISITAM MUNICÍPIOS DO RN COM ATUAÇÃO DE MÉDICOS CUBANOS

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) visitam a partir desta quarta-feira (11), os três municípios do Rio Grande do Norte que receberão médicos cubanos. O objetivo, segundo a Sesap, é compreender como funciona a rede local e regional de saúde, conhecer e avaliar a situação das Unidades Básicas que receberão os médicos do convênio Brasil/Cuba, além de verificar o cumprimento das responsabilidades dos municípios com relação à moradia e alimentação dos profissionais.

As primeiras cidades a serem visitadas serão Riacho de Santana, onde atuarão dois médicos cubanos, e São Miguel, que contará com três. Já a visita a São Tomé, que receberá dois desses profissionais, está programada para esta sexta-feira (13). Na ocasião, os representantes terão reuniões com os prefeitos, secretários municipais de saúde e equipe técnica local.

Profissionais estrangeiros e brasileiros

Além dos cubanos, no próximo dia 16, chegam ao RN, nessa primeira etapa do Programa Mais Médicos, 12 profissionais estrangeiros. Natal receberá dois profissionais da Argentina, quatro da Espanha e um da Rússia. Ceará-Mirim receberá dois da Espanha, Macaíba contará com um profissional da Argentina, enquanto que São Miguel do Gostoso ficará com um médico da Itália, e Touros com um profissional de Portugal. Do total de 25 estrangeiros, seis desistiram do programa.

Já com relação aos médicos brasileiros, 16 já estão em exercício nos municípios de Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d'Água do Borges, Porto do Mangue, Serra Caiada e Touros. Quanto aos demais, até o próximo dia 14, ainda podem se apresentar três médicos em Natal e um em Ielmo Marinho. Houve quatro desistências, referentes aos municípios de Natal, Alexandria e Macaíba. Além disso, a cidade de Riacho da Cruz, que receberia um profissional, descredenciou-se do Programa, devido ao fato de sua equipe médica já estar completa.

Para acolher todos os estrangeiros, a Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), responsável pelo monitoramento do Programa Mais Médicos, promoverá, entre os próximos dias 16 e 20, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, um evento com a finalidade de apresentar as regiões de Saúde e redes de assistência no RN. 

Segundo a coordenadora estadual do Programa Mais Médicos, Uiacy Alencar, “o objetivo é discutir a realidade do SUS no estado”. A coordenadora informou que, no dia 19, também participarão do evento os médicos brasileiros do Programa, bem como prefeitos, secretários municipais de saúde, representantes da UFRN, UERN e do Conselho Estadual de Saúde, reunindo cerca de 130 pessoas.
Na última sexta-feira (30), o Ministério da Saúde concluiu a segunda fase de inscrições no Programa Mais Médicos, com o cadastramento de mais 514 municípios e 25 distritos indígenas, totalizando, assim, 4.025 cidades participantes. Além disso, foram inscritos mais 3.016 profissionais formados no Brasil e exterior. 


O RN será contemplado com mais 17 médicos, que irão para os municípios de Espírito Santo, Francisco Dantas, Ipanguaçu, Itajá, Janduís, Jardim de Piranhas, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Poço Branco, Serra do Mel, Upanema, Viçosa.

Nenhum comentário: