PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

GOVERNO ADIA A CONCLUSÃO DA TRANSPOSIÇÃO DO ‘SÃO FRANCISCO PARA 2017.

As obras de transposição do Rio São Francisco, iniciadas ainda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e prometidas para 2012, devem ser concluídas apenas em 2017. As informações são de reportagem publicada pelo jornal O Globo no domingo (07/06/2015). O texto relata ainda que deve ocorrer mais um ‘reajuste’ no custo do projeto, orçado em R$ 8,2 bilhões.

“Estamos chegando no limite. A população não aguenta mais esperar”, declarou o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB). O parlamentar destacou que o adiamento atual é apenas mais um na série de atrasos: o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, já reconhecera que o prazo de 2012 era inviável, e havia prometido o término das obras para 2016.

A reportagem de 'O Globo' cita que há trechos em que as obras estão parcialmente construídas mas os canais não podem receber água – e, por isso, há rachaduras nas estruturas. O desemprego também atinge a região. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Ceará (Sintepav-CE), segundo o texto, diz que 2,2 mil empregados de obras da transposição foram demitidos nos últimos meses.


“Os estados do Nordeste não têm água. Apenas na Paraíba há 197 decretos de urgência. E é isso que precisaríamos saber desse governo: qual é a urgência que ele atribui a uma obra desse porte”, disse Cunha Lima.

Nenhum comentário: