PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS), VÊ AVANÇO ‘EXPLOSIVO’ DO ZIKA VÍRUS.

Amostras do zika coletadas no Brasil estão em um
laboratório de alta segurança em Galveston, no Texas
A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu convocar um comitê de emergência para enfrentar o surto de zika que já atingiu vários países e foi considerado "explosivo" pela organização.

"O nível de preocupação é alto assim como o nível de incerteza. Os questionamentos são muitos. Precisamos de respostas rapidamente", disse em um discurso em Genebra nesta quinta-feira a diretora-geral da organização, Margaret Chan.

"O explosivo avanço do zika vírus a novas áreas geográficas, onde a população tem baixa imunidade, é outro motivo de preocupação, especialmente diante do possível elo entre a infecção durante a gravidez e o nascimento de bebês com microcefalia."

A organização, ao contrário do governo brasileiro, não estabelece como certa a relação entre o vírus e a microcefalia.

"Ainda que o elo causal entre a infecção pela zika durante a gravidez e a microcefalia não tenha sido - e enfatizo isso - estabelecido, as evidências circunstanciais são sugestivas e extremamente preocupantes. Um aumento da ocorrência de sintomas neurológicos, notados em alguns países em coincidência com a chegada do vírus, aumentam a preocupação", prosseguiu Chan.

"Por todas estas razões, decidi convocar um Comitê de Emergência de acordo com as Regulamentações Internacionais de Saúde. O comitê vai se reunir em Genebra na segunda-feira, 1º de fevereiro."


*Via BBC

Nenhum comentário: