PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

05-02-2011 *BLECAUTE DEIXA MUNICÍPIOS DO RN ÀS ESCURAS

Segundo a Companhia Energética do Estado (Cosern), mais de 1,1 milhão de consumidores ficaram sem energia elétrica. O blecaute foi sentido em Natal por volta das 23h29 (horário local) e a energia só retornou completamente às 3h55. Todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte foram afetados pelo apagão que atingiu outros sete estados da Região Nordeste.

Mais de 1,1 milhão de consumidores foram afetados no RN pelo apagão. Energia só foi retomada totalmente às 3h55. Pelo menos na capital do estado, Natal, o apagão não trouxe maiores prejuízos aos hospitais da rede estadual de saúde. De acordo com as informações da assessoria de comunicação da Secretaria do Estado da Saúde Pública (Sesap), todos os hospitais de urgência funcionaram normalmente com seus geradores. O Hospital Walfredo Gurgel, maior pronto-socorro da rede, não registrou nenhum óbito devido à pane. No momento do apagão, os profissionais do Centro Cirúrgico não faziam nenhuma cirurgia.

Apesar da "desordem" na maior cidade do RN, a Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência nas quatro horas de apagão, mas houve relatos de trotes noticiando supostos arrombamentos na Zona Norte que não foram confirmados pela PM. O sistema do Centro integrado Operação de Segurança Pública (Ciosp), como a Central de Gerenciamento do Corpo de Bombeiros, saiu do ar e as ocorrências tiveram de ser registradas manualmente. No período do apagão, houve apenas um registro de uma pessoa presa em um elevador em um condomínio da cidade, mas foi socorrida e não precisou de atendimento médico.

Devido o blecaute ter acontecido na madrugada, quando o consumo de água é baixo, a maioria das cidades não enfrentaram problemas com falta de água. Em Mossoró, o apagão paralisou a distribuição de água pela Adutora Jerônimo Rosado, com reflexos nas partes mais altas da cidade. A expectativa é de que o abastecimento volte à normalidade no decorrer do dia.

Por Emídio Sena

Nenhum comentário: