Um vendaval atingiu o município de Jardim de Piranhas, na tarde de quinta-feira (03/02), de acordo com informações dos bombeiros, os fortes ventos duraram cerca de dez minutos, deixando boa parte da cidade destruída.
Informações passadas pela chefe de gabinete da cidade, Márcia Dutra, contam que mais de 500 árvores de pequeno e grande porte foram arrancadas, além de várias casas que tiveram o teto destelhado. Ainda segundo chefe de gabinete, o pórtico da entrada da cidade foi danificado e parte do teto do ginásio poliesportivo foi arrancada.
Segundo o capitão Bandeira, Coordenador do Centro de Gerenciamento de Emergências do Corpo de Bombeiros, duas equipes com dez homens estão no local auxiliando a população.
O sistema de comunicação via rádio e celular foram danificados, o que segundo o coordenador atrapalha o acesso a informações no local.
O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot explica que o fenômeno não é tão raro como se pensa.
Segundo ele, as condições atmosféricas, associadas às condições de localização do município, em função da proximidade de uma região de vales, no caso o Vale do Açu, são fatores preponderantes para a formação de fortes rajadas de vento.
Segundo o meteorologista, ainda não é possível precisar a velocidade dos ventos que atingiram o município, pois problemas no provedor na base de coleta de dados de Parnamirim impediram o acesso a informações.
Gilmar Bistrot conta ainda que outro fenômeno com as mesmas características já havia sido registrado no RN. Há alguns anos, os municípios de Pendências e Alto do Rodrigues foram atingidos por fortes ventos que deixaram parte das cidades destruídas.
Por Emidio Sena
*Com informações do Diario de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário