Agentes da vigilância sanitária de Pau dos Ferros/RN realizaram na manhã de ontem, terça feira (29/03), por volta das 09h30min, uma inspeção sanitária no poço de abastecimento de água do Sitio Pico Branco, zona rural do município de Antônio Martins/RN. Segundo o Termo de Inspeção Sanitária, os agentes constataram vestígio de veneno (cheiro forte) no local, bem como a tubulação do poço quebrada e a fiação da bomba cortada.
Diante da inspeção o referido POÇO, que tem como utilidade o abastecimento de água da comunidade do Sitio Pico Branco foi INTERDITADO por suspeita de envenenamento.
O cabo Carlindo escrivão informou a redação do Blog Emídio Sena que haverá uma segunda inspeção e esta será feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aonde será recolhida uma amostra da água do poço para analise mais detalhado.
Será também instaurado um inquérito policial para elucidação e chegar aos culpados o quanto mais rápido possível. Quem tiver qualquer informação ligue para o nº 3392 – 0204, suas informações serão mantidas em sigilo.
Por Emídio Sena
*Com informações da DP de Antônio Martins/RN
Um comentário:
* Thiago Pereira de Sousa
Ola companheiro Emídio Sena, diariamente acompanho as noticias de teu blog; e ao ver a matéria sobre o crime contra o patrimônio da comunidade de pico branco “abastecimento de água”, fiquei indignado com tamanho vandalismo praticado contra um ser inofensivo, e essencial para a vida na terra “a água”. Se o camarada tem raiva de alguém na comunidade, é uma questão pessoal, não se justifica se vingar em algo que alem de prejudicar o desafeto do dito cujo, prejudicara toda uma comunidade, que depende diariamente da água, e nada tem a ver com problemas dos outros. Tenho certeza que o abastecimento de água comunitário foi o resultado de muito empenho, luta, e perseverança da comunidade, que organizada em associação conseguiu tal beneficio, comum a todos. Aconselho o (os) responsável (is) pela comunidade, que contratem um profissional habilitado, para realização de uma perícia técnica, com posterior analise química e biológica da água, onde constatada a contaminação por produtos químicos, será emitido um laudo técnico com o resultado, sendo que este poderá ser encaminhado ao ministério publico, o qual tomará as providencias cabíveis, tendo em vista que conforme determina a legislação vigente a água alem de ser de uso comum a todos, é um bem da união.
* Graduando em Ciências Agrárias, Técnico em Agropecuária, e Geomensor.
Postar um comentário