Cozinha show, degustação-show, oficinas e atrações culturais estão programadas para os quatro dias de evento. O forrozeiro Waldonys fará show no sábado, no palco principal.
A serra de Martins é o próximo destino para quem aprecia roteiro de lazer cultural e culinário. Cidade de potencial turístico já consolidado, com passado histórico e belas paisagens naturais do alto de seu 745 metros de altitude, o município volta a promover seu Festival Gastronômico e Cultural de 21 a 24 de julho. O objetivo do festival é mostrar a versatilidade dos sabores da região e difundir as boas práticas alimentares, comprovando que é possível fazer gastronomia com os produtos frescos da própria cidade.
Esta será a sétima edição do evento, que tem patrocínio do Governo do Estado e Prefeitura de Martins, além de parceiros como Flor de Sal (Cimsal), Multibar, Ligzarb, entre outros. O Festival de Martins também integra o Circuito das Serras, no qual estão o Festival de Portalegre (dias 12, 13 e 14 de agosto), Lagoa Nova, na primeira semana de setembro e o de Monte das Gameleiras (já realizado).
O Festival de Martins foi o modelo para todos os demais eventos já realizados aqui no Estado. Por isso estamos considerando esta edição uma das mais importantes, informou o idealizador do festival, Walde Faraj.
Em Martins serão trabalhados sabores típicos da região, como o cordeiro da serra, pescado tucunaré e a carne de boi. Mas este ano haverá um item novo no cardápio: a carne de porco.É comum encontrar porco na serra. Muitos moradores comem carne suína e criam porco. É uma tradição local.
Será também em Martins a inauguração da nova Cozinha-Show, que ganhará bancada de inox e servirá 1600 pessoas. Vamos inaugurar a nova cozinha-show, que atualmente é a maior cozinha itinerante do Estado. Será o espaço principal do festival pois é onde a população pode interagir, assistir e provar aquilo que é preparado", disse.
A Cozinha-show possui uma área interna (cozinha fechada) e outra para espetáculo, num pavilhão de 10 m x 25m2.
Nesta edição também não haverá concursos de chef. Todos os horários serão preenchidos com oficinas gastronômicas para o público. A galeria de restaurantes também é uma tradição do evento e os nomes dos restaurantes estão sendo confirmados.
SHOWS
A música é um dos pratos mais importantes do festival. Este ano será montado o coreto, para a música mais intimista, e palco para os shows mais dançantes. Os nomes já confirmados são Diogo Guanabara e Camila Masiso, Rodolfo Amaral e As Nordestinas, no dia 22; no dia 23 será a vez de Antônio de Pádua, Macaxeira Jazz, Caxumbo a Quatro e Banda Café. Para o palco maior, estão confirmados o forrozeiro Waldonys e Forró dos Três.
A CIDADE
Martins é hoje um município de intenso fluxo de turismo cultural e de lazer. Está localizado na região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte. Cidade serrana, fica a 745 m de altitude, tem um clima agradável e é considerado um dos melhores do Estado. Chega-se a Martins pela RN-117. Ainda tem resquícios da arquitetura portuguesa. Sua economia básica é a agricultura, e pecuária de leite e corte. Em pequeno número ainda são encontrados Engenhos de cana-de-açúcar e Casas de Farinha. É uma cidade limpa, e seu povo acolhedor.
Serviço:
Festival Gastronômico e Cultural de
Martins. De 21 a 24 de julho.
*Via E-mail p/Blog Emidio Sena
INFORMAÇÕES
Direção geral: Walde Faraj (84) 9983-0044
Chefs coordenadoras: Sanylle Faraj 9413-6824
Cacau Wanderley 91062134 e Gabriel Camilo
Produção cultural: Ana Lira 9924-7010
Assessoria de imprensa: Dionísio Outeda (9974-3839)
Créditos
Fotos dos chefs na cozinha-show: Rogério Vital
Fotos e Valdonys e Camila Masiso: Divulgação
Rodolfo Amaral: Rogério Vital
Nenhum comentário:
Postar um comentário