PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

28-07-2011 *ANTONIO MARTINS/RN: 4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A 4ª Conferencia Municipal de Assistência Social da cidade de Antônio Martins, realizou-se na manha de ontem (27/07), com inicio ás 08h00min, sendo ministrada sobre o tema: “Avanços na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação na gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios”. No Salão Paroquial na Rua Jeremias Barbosa, centro.

O relator convidado para esta conferencia foi o Sr. Ywry Paiva que iniciou com a formação da mesa, convidando a Srª. Rosineide Mesquita – Conferencista e Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; A Srª. Joelma Mesquita – Secretária Municipal de Saúde; o Sr.Davi Calisto – Secretário Municipal de Agricultura; a Srª. Francisca Jacome – Secretária Municipal de Assistência Social; e a Srª. Ana Maria Vieira – Secretária Municipal de Educação.

A Srª. Rosineide Mesquita fez a abertura oficial da 4ª Conferencia Municipal de Assistência Social, anunciando o inicio com o canto do Hino Nacional e em seguida passando a fala aos demais presentes na mesa.

O Sr. Davi Calisto representando o Prefeito Edmilson Fernandes, que justificou sua ausência por está em Brasília no Distrito Federal, se dispôs a está pronto para as discursões em se tratando de melhorias para a população, valorizando a Assistência Social, a Educação e a Saúde, enfim a todos os segmentos envolvidos direto ou indiretamente na melhoria de vida.

A Srª. Francisca Jacome agradeceu a presença de todos os convidados, representantes de entidades religiosas e representantes dos órgãos educação e saúde. E disse... “Assistência social e também um trabalho pedagógico educacional, voltado aos benefícios da população e para isso estaremos reunidos durante este dia procurando melhorias, escutando e respeitando as opiniões individuais e coletivas”.

A Srª. Joelma Mesquita em nome da Secretaria Municipal de Saúde enfatizou que os profissionais da área da saúde estão à disposição para tratar das questões de acompanhamento, prevenção e melhorias para uma melhor assistência.

Os Alunos do Pro Jovem Adolescente, apresentaram uma Peça Teatral, aonde um mãe de família grávida e desesperada ao encontrar com uma amiga foi orientada a procurar o CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social. Aquela senhora ao procurar o CRAS foi recepcionada por um recepcionista que a encaminhou ao coordenador e esse por sua vez, apresentou todas as ações, projetos e programas de atendimento realizado naquele órgão, sendo que dentre os programas um enquadrava ao problema daquela mãe de família que saio satisfeita com o atendimento prestado.

Após a formação da mesa e a apresentação teatral o Sr. Ywry Paiva passou os trabalhos a SRª. Rosineide Mesquita, que em seguida passou ao relator a leitura do regimento, sendo este aprovado com unanimidade.

A Secretária de Assistência Social - Francisca Jacome, falou dos atendimentos voltados à assistência Social no município e citou: O Bolsa Família, um programa de apoio as famílias pobres para garantir o direito a alimentação; O Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS, que conta como uma coordenadora, um assistente administrativo e o apoio técnico de uma assistente Social e uma psicóloga; o Pro Jovem Adolescente; Grupo de Idosos; Grupo de Gestantes; e Grupo de Crianças. Também falou do Programa Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

A conferencista Francisca Jacome fez uma primeira apresentação dos avanços e desafios da gestão municipal. Logo após, a conferencista Rosineide Mesquita apresentou o Tema: Avanços na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação na gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios. Deixando claro que a assistência em se só não surte tanto efeito o quando trabalhada de forma continuada em parceria com toda a rede de assistência e prestação de serviço nos três níveis: Municipal, Estadual e Federal.

Estavam presentes na solenidade: Professores; Secretários; Diretores e Vice Diretores; Coordenadores Pedagógicos; Presidentes de Associações Comunitárias; Enfermeiros; Agentes de Saúde; Conselho Tutelar; Representantes de Igrejas; Alunos de Enfermagem; Alunos do Ensino Médio; Universitários da UNP, UERN, UFRN, CONVEX, FCM de Capina Grande/PB e CEESTNE; Funcionários Públicos e Sociedade Civil.

Todos os presentes foram divididos em quatro grupos para elaboração de propostas baseados nos seguintes temas:

Grupo I – Estratégia para estruturação da gestão do trabalho no SUAS – Coordenado Por: Gualberto César;

Grupo II – Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistencais – Coordenado por: Francisca Jacome;

Grupo III – Fortalecimento da participação e do Controle Social – Coordenado por: Williana Nadja; e

Grupo IV – A Centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil – Coordenado por: Girlania Pereira.

Por fim, houve a eleição para a escolha dos Delegados que irão representar o município na Conferencia Estadual, sendo eleitos:

Poder Público: Williana Nadja (Titular), Fabio Reinaldo (Suplente);

Sociedade Civil: Rosineide Mesquita (Titular), Elienice (Suplente).

Por Emídio Sena

Nenhum comentário: