PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

11-08-2011 *A DEFESA DOS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO MARCA A POSSE DA NOVA DIRETORIA DA UNE

A aplicação de pelo menos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação foi o assunto que dominou as falas dos parlamentares que prestigiaram na manhã de ontem (10/11) a posse da nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE) que também completava seu 75 anos de fundação. “Temos de fortalecer a luta dos 10% do PIB, pois para termos um Plano Nacional de Educação mais ousado devemos garantir um financiamento maior” defendeu a deputada Fátima Bezerra, em discurso na posse de Daniel Iliescu, o novo presidente da UNE.

A solenidade contou com a presença de dezenas de parlamentares, autoridades do governo federal, como a ministra Maria do Rosário, da Secretaria dos Direitos Humanos, e o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, além de representantes de movimentos sociais.

Além da bandeira dos 10%, a UNE defende a aplicação de 50% dos recursos do pré-sal em educação. “O embate não será fácil e é por isso que devemos estreitar as parcerias e mobilizar a sociedade em torno dessas duas bandeiras da UNE e da Ubes (União Brasileira dos Estudantes) que contam com o nosso apoio”, afirmou Fátima Bezerra.

As deputadas Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Manuela D’Avila (PCdoB/RS) e Érica Kokay (PT/DF) e o deputado Artur Bruno (PT/CE) foram outros parlamentares que também defenderam os 10% do PIB para a educação.

Para o empresário calçadista Wolfgang Goerlich, padrasto de Daniel Iliescu, a bandeira da UNE pelos 10% do PIB é mais do que necessária. “Tudo passa pela educação, pois sem ela não vamos a lugar nenhum. E precisamos ter cuidado, pois muita gente diz defender a educação, mas trabalha contra”, afirmou. Wolfgang garantiu que o filho, estudante de sociologia da UFRJ, é idealista e ético. “Ficaremos menos tempo com nosso filho, mas a entidade terá um presidente comprometido”, assegurou. A nova diretoria da UNE comandará a entidade até 2013.


Via E-mail P/ Blog Emídio sena
*Assessoria de Imprensa
Rejane Medeiros

Nenhum comentário: