PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

18-08-2011 *1º SEMINÁRIO TEMÁTICO “MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA COM ENFASE NAS TECNOLOGIAS E POLÍTICAS SOCIAIS” REALIZADO EM ANTÔNIO MARTINS/RN

O 1º Seminário Temático convocado pelo Presidente do Conselho Municipal do FUMAC, Prefeito Edmilson Fernandes de Amorim, foi realizado ontem (17/08), tendo como público alvo os membros de Diretoria Executiva e Conselho Fiscal das Associações Comunitária do Município. O evento teve inicio as 09h00min, no espaço do Salão Paroquial, tendo como tema central “MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA COM ENFASE NAS TECNOLOGIAS E POLÍTICAS SOCIAIS”, num evento de extrema importância para as organizações Sociais.

O Seminário foi realizado com o total apoio do Prefeito e Presidente do Conselho Municipal do FUMAC, Dr. EDMILSON FERNANDES, que deixou a frente da realização do evento o Sr. Gualberto César Oliveira, Secretário Municipal de Planejamento e a Secretária do Conselho Municipal do FUMAC Maria do Carmo Batista Dantas “Carminha”.


O evento teve como principal objetivo mostra as Obrigações Fiscais, a importância da Mobilização e Organização do Associativismo Comunitário e a importância da Agricultura Familiar como meio de sustentabilidade para as famílias rurais, com ênfase nas tecnologias Sociais.

Além dos membros das Diretorias Executivas e Conselhos Fiscais das Associações Comunitárias, o Seminário teve como palestrante  a contadora Ana Meire de Lima; e a Coordenadora Técnica do P1+2 - Núcleo Sertão Verde, Maria Micilene Vieira, a qual veio acompanhada da Comunicadora Popular Iracema Maniele. Contou também com participação e colaboração dos Secretários Municipais de Agricultura Davi Calisto Neto e Altemar Bezerra da Silva; do Coordenador do Fórum Municipal de Politicas Publicas Benedito Alves de Oliveira; da Assistente Social Rosineide Mesquita; do Técnico em Informática Tony Sergio; e do membro da CEM e Secretário do Fórum Municipal de Politicas Publicas Emídio Sena, além de outros colaboradores.

Gualberto César apresentou o tema central “MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA COM ENFASE NAS TECNOLOGIAS E POLÍTICAS SOCIAIS”, também informou que este é o primeiro de três seminários que serão realizados no município, os quais têm como meta instruir os representantes de Associações Comunitárias para que os mesmos possam fortalecer suas associações buscando melhorias para a comunidade.

Ana Meire apresentou o 1º Subtema – Obrigações Sociais e Fiscais das Associações Comunitárias e iniciou com um breve Conceito das Organizações Comunitárias, depois falou dos Aspectos comuns das Associações, os Procedimentos para Constituição e Registro de Associações, a Legalização da Associação e suas Obrigações Tributárias (Fiscais).

Micilene Vieira apresentou o 2º Subtema – Agricultura Familiar e Convivência com o Semiárido Potiguar. De inicio falou da importância do processo de mudança em que liga o homem do campo à cidade e vice versa. Apresentou um breve relato dos projetos executados no município por meio do Núcleo Sertão Verde.

Defendeu também a agricultura familiar como uma forma de produção sustentável e as Tecnologias Sociais, aonde o PRONAF esta contribuindo com essa sustentabilidade, o qual foi criado e conquistado por meio dos movimentos Sociais. “Agricultura familiar é uma agricultura diferente, pois respeita o homem, a mulher, a natureza e o meio ambiente através de uma agricultura Ecológica “disse Micilene Vieira.
No final do Seminário todos os praticantes receberam um certificado de participação e o mais importante, levaram para suas comunidades todo o conhecimento absorvido durante o dia de atividades.


Por Emídio Sena

Veja todas as fotos clicando AQUI.

Nenhum comentário: