PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

23-08-2011 *ARIANO SUASSUNA ABRE SEMINÁRIO NESTA TERÇA-FEIRA, EM NATAL/RN

O dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna, 84, estará em Natal nesta terça-feira, 23, para ministrar uma aula espetáculo sobre “Diálogos da Ciência com a Cultura Popular”, às 18h, no Teatro Alberto Maranhão. O evento faz parte da programação do seminário “Diálogos da Ciência com a Cultura Popular” promovido pela base de pesquisa Grupo de Estudos sobre Culturas Populares, do Departamento de Antropologia do CCHLA/UFRN.

Ariano Suassuna é natural de João Pessoa (PB) e escreveu sua primeira peça em 1947, intitulada “Uma mulher vestida de sol”, que rendeu o prêmio Nicolau Carlos Magno. Obras como “O santo e a porca”, “O casamento suspeitoso” e “A pena e a lei” são amostras de um vasto acervo produzido por ele.

O seu principal texto teatral, “O auto da compadecida” (1955), foi considerado por Sábato Magaldi, crítico teatral membro da Academia Brasileira de Letras, “o mais popular do teatro moderno brasileiro”. Mais tarde virou filme, encenado por atores globais. Ariano é também criador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. O movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras.

Após a participação de Ariano, o evento continua com apresentações culturais, mesas temáticas, conferências, lançamento de livros e debates.

A finalização acontecerá dia 26, com o lançamento do livro “Os trabalhos de amor e outras mandingas: a experiência mágico-religiosa em terreiros de umbanda”, do Ms. Kelson Oliveira, a partir das 11h na Cooperativa Cultural do Centro de Convivência da UFRN. Logo após haverá uma apresentação do Bambelô de Ponta Negra.



*Via Gazeta do Oeste
Com informações da UFRN

Nenhum comentário: