PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

12-09-2011 *ESPAÇO DO LEITOR: “UNITED STATES UNDER ATTACK”: “ ESTADOS UNIDOS SOB ATAQUE”

Nestes 11 de setembro de 2011 os Estados Unidos da America e mundo inteiro pararam para refletir e lembrar que se completam exatamente 10 anos do maior e mais ousado atentado “terrorista” já praticado por grupos radicais islâmicos, especificamente pela Al Qaeda , crupo fundamentalista liderado na época pelo saudita Osama Bin Laden, morto misteriosamente neste ano de 2011, justamente dez anos depois do famoso ataque.

O dia 11 de setembro de 2001 foi um dia que ficou arquivado na memória de todos os habitantes do planeta, um dia inesquecível que infelizmente foi para a história. O País mais poderoso do mundo estava sendo atacado, a principal manchete dos grandes jornais americanos foi; “United States Under Attack” , logo após as Torres Gêmeas do complexo do World Trade Center , em Nova York, serem atingidas por aviões comerciais americanos, concomitantemente, um terceiro avião chocou-se contra outro símbolo do poderio norte-americano, o Pentágono , muito próximo a casa Branca.

O ataque partiu de ex-aliados norteamericanos, Al Qaeda, grupo criado no final dos anos 80 por Osama Bin Laden com o objetivo de reunir árabes que lutavam no afeganistão contra os comunistas, uma de suas metas era a expulsão de comunistas de países munçumanos. Os EUA que na época travavam uma guerra de poder contra a União Soviética, ficaram do lado dos extremistas, inclusive treinando, orietando e fornecendo armamentos ao grupo de Osama Bin Laden.

Os “porquês” do ataque...

Passados os anos, os interesses extratégicos norteamericanos, suas alianças em defesa do território e soberania do estado Israel, visando o petróleo do oriente médio ( já que esse território fica em um ponto estratégico para essas jazidas) começam a beter de frente com os interesses, cultura e ideologias muçumanas, concomitantemete ,o processo de globaização aliado a insaciavel sede capitalista dos EUA, fizeram surgir dentro da alma de Osama e de seus liderados o desejo de rebelar-se e ver o fim, ou pelomenos, afetar psicologica e simbolicamente a maior potência do planeta, o alvo é claro, seria as Torres Gêmeas do World Trade Center, o grande orgulho e símbolo do poderio norte-americano.

O fatores que explicam o “11 de Setembro” não são bem simples, é praticamente impossível esplicá-los em um artigo de quatro ou cinco paragrafos, porém sinteticamente, podemos afirmar que a raiz de tudo, desde os conflitos entre palestinos e judeus, ao ataque ataque as Torres Gêmeas, estão ligados direta e indiretamente ao dia da Independência do estado de Israel, marco também da grande Catástrofe para Palestinos e Judeus, foi em 14 de maio de 1948. De lá para cá, se estende entre as duas nações e de seus aliados essa sanguinária guerra irracional, cada um defendendo seus “direitos” e possibilidades.

Link esclarecendo as razões do conflito Israel/Palestina: Blog cesardetiticocom.blogspot.com


César Amorim, Estudante de Direito pela UERN/ Professor de História do Brasil .

Nenhum comentário: