PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

01-01-2012 *ESPAÇO DO LEITOR: PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO


Prof. Geilson Carlos, em 31/12/2011.

Quando foi aprovado o  Piso Salarial Nacional do Magistério acreditava-se que havia sido dado um grande passo para  resolver de uma vez por toda a questão salarial do professor  do ensino fundamental e médio das escolas da rede pública de ensino, fossem elas municipais ou estaduais. Lêdo engano, e que engano!!!
Enquanto criou-se o piso para o professor (para pisar literalmente) para outras categorias cria-se de uma canetada o TETO SALARIAL!!!!  Parabéns!

E é até engraçado! O piso é só para o professor que tem formação de nível médio. Para o profissional que cursou uma faculdade e conquistou o nível superior não é mencionado na Lei do Piso. É o país que valoriza quem (supostamente) sabe menos.

Em algum país de faz-de-conta é assim: O governo faz-de-conta que paga bem  - o professor faz-de-conta que ensina - o aluno faz-de-conta que estuda e a sociedade faz-de-conta que tem uma boa educação!
Todo início do ano é a mesma pendenga, ladainha. O Governo Federal define um mísero valor, em real, para o piso salarial do magistério e os Estados (alguns) entram com recurso  contra a inconstitucionalidade do piso e,e,e, fica tudo pior para o "pobressor" - mistura de pobre salário + sofrer do professor.

Qualquer outro profissional com a mesma equivalência de formação tem uma vida salarialmente confortável e desfruta de um bom padrão de vida. Só nós, professores, temos que carregar essa quase eterna sina de não sermos valorizados em nossa vida profissional. Chega, ou eu vou morar no país de faz-de-conta.

E a coisa "num tá pior" por conta da luta da categoria em seu sindicato e de alguns poucos, pouquíssimos políticos, que lutam em favor dos professores e da educação em nosso país.

É até engraçado, se não fosse verdade. Quando um banqueiro quebra, o governo dá todo dinheiro, na calada da noite, para salvar o pobrezinho e tudo se resolve de uma única canetada para os banqueiros, agronegócio...Somente nós é que não somos salvos pela mesma caneta.

Acredito que o processo de Valorização do Salário do Professor passará pela mobilização da Classe Média que gasta quase todo seu salário na educação de seu(s) filho(s). Quando ela colocar seus filhos na Escola Pública e lutar por uma educação de melhor qualidade, estará  perto de viver em um país bem melhor.

Uma maneira de mudar de vez com o problema é que as Universidades Públicas: Federais e Estaduais só permitissem o ingresso de alunos advindos de escolas públicas, desde o primário, ginásio e ensino médio e aí o aluno de escola particular iria, obrigatoriamente para as Universidades Privadas. Sem contar que o Governo dá uma grande ajuda a essas Universidades.! E que ajuda!   Se, lá vem o se, isso acontecesse, os pais correriam com seus filhos para às ESCOLAS PÚBLICAS e estariam aí os filhos de político, médicos, advogados, engenheiros, pequenos e médios empresários,, bancários, funcionários federais, e outros, outros mais que não lembro no momento e que são abençoados pela sua Pátria, financeiramente!

Fico aqui torcendo para que ninguém dê fim à bela caneta que salvou tanta gente em outros momentos e que a Nossa Presidenta Dilma dê uma canetada em favor dos Professores de todo BRASIL!  Ah, e que ninguém ouse entrar com recurso!

Ufa, que coisa, ser preciso mendigar!

Somos os maiores empreendedores do mundo, digo, o PROFESSOR, pois trabalhamos diretamente com o cérebro-que é sede de inteligência, pensamentos, sensações... Massa encefálica- na formação do ser humano.


Nenhum comentário: