PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

27-02-2012 *INFORME SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS NA RIO+20


A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a ser realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, envolverá tanto a temática ambiental quanto as vertentes econômica e social do desenvolvimento sustentável, o que deve atrair a atenção não só da sociedade civil nacional e internacional como dos governos locais brasileiros e estrangeiros.

A realização das sessões plenárias e demais negociações oficiais da Conferência ocorrerão no Riocentro, juntamente com eventos paralelos coordenados pelas Nações Unidas, com acesso restrito aos membros das delegações oficiais dos países participantes. Como anfitrião da Rio+20, o governo brasileiro constituiu uma Comissão Nacional de Organização (CNO) que vem trabalhando com base nos princípios de sustentabilidade, acessibilidade e inclusão social para acomodar até 50 mil participantes. Assim, além de Chefes de Estado e de Governo, algo entre 100 e 120, e suas delegações, que atuarão diretamente nas negociações da Rio+20, são esperados participantes identificados como “grupos principais” ou “major groups” , entre eles empresariado, jovens e crianças, agricultores, populações indígenas, autoridades locais, organizações não-governamentais, comunidade científica e tecnológica, mulheres, trabalhadores e sindicatos. 

Na Barra da Tijuca, no Parque dos Atletas, será o local preferencial para as exposições dos governos locais do Brasil, demais países participantes e organismos internacionais. O Autódromo de Jacarepaguá, caso seja necessário, deverá receber exposições da sociedade civil. A Arena da Barra será o local para atividades da sociedade civil e ponto de retransmissão das atividades do Riocentro e dos outros espaços. No Parque do Flamengo será montada uma área de exposições e de atividades da sociedade civil. O Museu de Arte Moderna (MAM), em seu térreo e arredores, servirá ao Governo brasileiro e à sociedade civil em geral e na área interna abrigará exposição temática. No Espaço Vivo Rio ocorrerão eventos, debates e atividades da sociedade civil, sendo um ponto de retransmissão das atividades do Riocentro e dos outros espaços. No Pier Mauá, quatro armazéns serão utilizados para exposição de inovação tecnológica e outras atividades culturais. Por fim, na Quinta da Boa Vista deverão acontecer atividades culturais e de inclusão social.

O sistema de transporte será adaptado com a criação de cartão exclusivo para a Conferência, o Riocard, que permitirá o uso dos diversos sistemas de transporte disponíveis na cidade, facilitando o deslocamento do público entre os diferentes locais da Conferência.

As limitações da infraestrutura hoteleira e de hospedagem na cidade do Rio de Janeiro demandam das delegações estrangeiras e dos demais participantes como “grupos principais” que urgentemente providenciem a reserva de sua estadia. Há perspectivas, por parte do governo estadual, de agrupar os representantes de governos locais em hotéis nas regiões de Porto Belo, Mangaratiba e Petrópolis, além de haver a possibilidade de aluguel de casas e apartamentos particulares nesse período.

O formulário de intenção de uso de espaços é o instrumento pelo qual os estados e os municípios podem apresentar suas demandas, com especificação de metragem e escolha dos locais, além de breve descrição dos projetos a serem realizados. Estes devem ser convergentes com a temática da Conferência, podendo ser incluídas outras atividades, como manifestações culturais.

Vale reiterar que o formulário de intenção de uso de espaços deverá ser enviado para o e -mail rio20.institucional@itamaraty.gov.br até o dia 27 de fevereiro de 2012, com a ressalva de que pedidos fora do prazo serão analisados caso a caso pela CNO Rio+20, a fim de que a demanda de cada governo local possa ser avaliada com vistas a melhor atendê-la.

Para maiores informações acessar o site www.rio20.gov.br/

Nenhum comentário: