PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

10-04-2012 *NATAL ESTÁ ENTRE AS CAPITAIS DO BRASIL COM MAIOR NÚMERO DE OBESOS


Natal é uma das capitais do sedentarismo brasileiro. Em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, chamada de "Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel 2011", a capital potiguar aparece como a terceira do Brasil com o maior percentual de obesos na população, sendo a primeira no Nordeste. Somente Macapá e Porto Alegre têm percentual de obesos maior do que Natal. Com relação à proporção das pessoas com excesso de peso, Natal aparece como quarta colocada, atrás de Porto Alegre, Fortaleza e Maceió.


O Vigitel 2011 mostrou que quase metade da população brasileira está acima do peso, com aumento significativo nos últimos seis anos no número de pessoas obesas. O desafio do Ministério da Saúde é estacionar a tendência de crescimento nos próximos dez anos.

De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o resultado desse levantamento mostra que é necessário continuar investindo em ações preventivas, sobretudo aos mais jovens. 

"Com o resultado desse levantamento nós conseguimos resultados que permitem aprimorar nossas políticas públicas, que são essenciais para prevenir uma geração de pessoas com excesso de peso", disse o ministro.

Em Natal, o estudo apontou que 52,3% da população tem excesso de peso, enquanto Porto Alegre (55,4%), Fortaleza (53,7%) e Maceió (53,1%) têm uma proporção maior de pessoas acima do peso ideal. Abaixo de Natal no ranking está Manaus (51,7%), Cuiabá (51,7%) e Macapá (51,2%). As capitais que apresentam menos índices de pessoas acima do peso ideal são São Luís (39,8%), Palmas (40,3%) e Teresina (44,5).

No ranking dos obesos, Macapá tem 21,4% da população nessa situação, enquanto Porto Alegre tem 19,6% e Natal 18,5%, logo acima de Fortaleza (18,4%), Campo Grande (18,1%) e Maceió (17,9%). As cidades com menor proporção de obesos entre a população são Palmas (12,5%), Teresina (12,8%) e São Luís (12,9%). 

O estudo, que também retrata os hábitos da população brasileira, é uma importante fonte para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde preventiva. Foram entrevistados 54 mil adultos em todas as capitais e também no Distrito Federal, entre janeiro e dezembro de 2011.

Confira a pesquisa completa e os dados sobre obesidade.

Se no ranking do peso Natal está em situação crítica, o panorama se inverte quando o assunto é tabagismo. Natal é a 9ª capital que, proporcionalmente, tem menos fumantes no país, praticamente empatada com Vitória, Goiânia e Macapá, que estão logo abaixo. A capital com menos fumantes é Maceió, onde apenas 8% da população admitiu o tabagismo. Porto Alegre é a capital onde há mais fumantes por habitantes, com 23% da população sendo consumidora de cigarros, seguida por Curitiba (20%), São Paulo (19%) e Porto Velho (17%).

*TN

Nenhum comentário: