PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

09-05-2012 *CRUZ VERMELHA PERNAMBUCO NO SIMULADO PARTICIPATIVO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES


No ultimo dia 05 de maio (sábado), a Cruz Vermelha Brasileira Filial de Pernambuco participou por meio do Departamento de Resposta a Desastres (DRD), de mais um Simulado Participativo de Preparação para Desastres, com o objetivo de preparar a comunidade para agir defensivamente diante da iminência de um desastre (pré-impacto).

Na simulação, que ocorreu na Comunidade Córrego da Bica no Bairro Passarinho em Recife/PE, os moradores foram retirados das casas e direcionados pelas rotas de fuga até um ponto de encontro e, em seguida, participam de palestras educativas. Mas para se operacionalizar estes 10 minutos de evacuação, houve meses de planejamento tático / operacional e sensibilização / treinamento da comunidade.

A Cruz Vermelha Pernambuco participou com duas equipes no teatro de operações, uma que se posicionou nas principais rotas de fuga, junto com um morador do bairro, para dar ritmo à evacuação e atender algum eventual incidente e uma segunda equipe especializada em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), para simular o atendimento de uma vítima com suspeita de traumas, podendo ser utilizada também para tender alguma situação real durante o simulado.

“Temos sido referência em Pernambuco como “órgão de apoio” integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, onde participamos de todas as atividades relacionadas com Proteção e Defesa Civil no estado. De 2011 para cá, este é 4º simulado que integramos, desenvolvendo junto com os órgãos oficiais metodologia exitosa para este tipo de atividade. Nesta edição elevamos nosso nível de atuação, uma vez que coordenamos toda parte operacional da simulação e aumentamos a quantidade de voluntários envolvidos, o que tende a fortalecer nossa capacidade técnica-operacional para intervirmos em situações reais de desastres”, diz Álisson Calixto Coordenado do DRD.

A Cruz Vermelha Pernambuco vem formalmente agradecer todos seus voluntários pelo sucesso da missão, pois este mérito é de vocês.






*Enviado via E-mail a resação do Blog
Por Álisson Calixto
Departamento de Resposta a Desastres

CRUZ VERMELHA BRASILEIRA
FILIAL EM PERNAMBUCO
(81) 3471.1151 / (81) 9226.2800

Nenhum comentário: