PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

COMITÊ ESTADUAL SEGUE COM TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE POÇOS E REBANHOS

Nesta terça-feira (31), os representantes do Comitê Estadual de Combate aos efeitos da Seca reuniram-se no final da tarde na governadoria para avaliar as recentes medidas tomadas para a execução do plano de trabalho estabelecido junto ao Ministério da Integração Nacional e traçar as novas metas desta semana.

A governadora Rosalba Ciarlini fez questão de destacar que em recente viagem à Brasília, o Governo do RN conseguiu uma ampliação de recursos junto ao PAC destinado a ações específicas ligadas aos recursos hídricos. "Em vez dos R$ 86 milhões previamente destinados, o Rio Grande do Norte deverá receber R$ 150 milhões", comemorou a governadora Rosalba Ciarlini.

De acordo com Gilberto Jales, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a primeira bateria de visitas nas localidades com poços perfurados, mas sem operacionalidade já foi realizada. "Identificamos 84 poços em 25 municípios que precisam de reparos e já estamos com uma equipe em campo trabalhando nos primeiros 30", disse Gilberto Jales.

Ainda de acordo com o secretário Gilberto Jales, com o decreto do estado de calamidade, que resultou na celeridade de alguns trâmites burocráticos, houve um aumento significativo das licenças e outorgas concedidas para a construção de poços e pequenos projetos de irrigação. "Foram cerca de 430 nestes últimos dois meses, e para o mês de agosto já temos outras 220 para serem liberadas", revelou o secretário.

Outro ponto abordado no encontro de trabalho foi relativo às estratégias utilizadas para a salvação do que ainda resta dos rebanhos de pequenos produtores do estado. "Há de se pensar, inclusive, em uma reposição de rebanho, pois quem ainda tinha algum animal gordo já vendeu. A meta agora é ajudar os pequenos criadores a conservar as fêmeas, que poderão render as futuras matrizes", explicou Gilberto Jales.

O Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca reúne representantes de diversos órgãos municipais, estaduais, federais e entidades ligadas à agricultura e realiza reuniões de trabalho semanais, toda segunda-feira.

Por Assecom - RN

CEDEC-RN/ DEFESA CIVIL/RN

Nenhum comentário: