PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

POSSE DOS NOVOS IMORTAIS SERÁ NESTA SEXTA-FEIRA (07/06/2013)

ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS/RN  EMPOSSARÁ  SOLENEMENTE TRÊS MAGISTRADOS E JURISTAS DE RENOME NACIONAL 

Com o lema “Recta Ratio” (Reta Razão), a restrita e seleta Academia de Letras Jurídicas do RN- ALEJURN empossará, no dia 07 de junho/2013, às 19h30minh, os recém-eleitos imortais:  Desembargador Federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, Desembargador Federal Edilson Pereira Nobre Júnior e o Juiz de Direito Artur Cortez Bonifácio. A solenidade acontecerá na Academia Norte-Riograndense de Letras, localizada à Rua Mipibú, 443, Petrópolis, Natal-RN.

Os novos Acadêmicos, que são notórios juristas, professores universitários, autores de vários livros, Doutores em Direito, paradigmas de idoneidade e saber jurídico, foram submetidos a rigoroso exame curricular, ético, cultural e jurídico, para, no final, serem eleitos democraticamente em concorrida eleição, com votos unânimes dos membros da Assembléia Geral, conforme exigência estatutária e regimental da instituição.

Em nome da ALEJURN, saudará os imortais o Acadêmico e Desembargador Marcelo Navarro e agradecerá em nome dos empossados, o novel Acadêmico eleito, Desembargador Edilson Nobre. A sessão será presidida pelo Acadêmico e Procurador Adalberto Targino.
De acordo com o Presidente da ALEJURN Adalberto Targino, a Academia é uma instituição jurídica cultural, composta por 40 membros vitalícios, nos moldes da Academia Francesa e da própria Academia Brasileira de Letras, integrada pela fina flor intelectual dos juristas e pensadores do Direito no âmbito estadual, alguns com projeção nacional e internacional.

A ALEJURN, afirma o professor Targino, tem por finalidade central o estudo crítico do Direito e, sobretudo, o aperfeiçoamento das letras jurídicas e o resgate da memória jurídica potiguar, expondo as biografias e obras dos grandes mestres que foram destaques como magistrados, professores, membros do Ministério Público, Procuradores do Estado, Defensores Públicos, Advogados privados, isto é, que foram referências como escritores e  conferencistas sem nenhuma mácula moral. “Nós também buscamos incentivar a publicação de livros e revistas jurídicas e trazer até os jovens as histórias paradigmáticas dos grandes nomes das letras jurídicas, que servem de norte aos estudantes e operadores de Direito em início de carreira”, concluiu o Presidente.

Cada um dos membros da ALEJURN possuiu o título de Acadêmico com caráter vitalício, ou seja, para a vida toda e até mesmo depois do falecimento, por isso são cognominados de IMORTAIS, porque AD ETERNUM.

Afora os Acadêmicos vitalícios, eleitos em escrutínio secreto pelos votos livres e soberanos do Colégio Acadêmico (40 membros), há ainda os membros honorários, beneméritos e correspondentes.

A ALEJURN é filiada oficialmente a Academia Brasileira de Letras Jurídicas, com sede nacional no Rio de Janeiro, o que assegura aos seus membros vitalícios o titulo de Acadêmicos Correspondentes da co-irmã nacional. Ademais, a ALEJURN, que mantém revista e jornal próprios, é reconhecida de utilidade pública por leis municipal e estadual.

A solene posse dos novos Acadêmicos vitalícios contará com a participação da Banda de Música da Polícia Militar, da cantora lírica Lucinha Lira, do Quarteto de Cordas da UFRN e abrilhantada pela Guarda de Honra dos guardiões da PM, com coquetel ao final.

Todos os Patronos e fundadores das 40 cadeiras são, sem exceção, pessoas de notório saber jurídico e de idoneidade irrepreensível, destacando-se  José Delgado (Ministro do Superior Tribunal de Justiça), Fausto Medeiros (Ministro e ex- presidente do Superior Tribunal do Trabalho)Marcelo Navarro (Desembargador Federal), Perpétua Wanderley de Castro (Desembargadora Federal), Jurandyr Navarro (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico/RN), Diógenes da Cunha Lima (Presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras), Adilson Gurgel (Presidente honorário da OAB/RN e membro do Conselho Nacional do MP), Paulo Lopo Saraiva (Doutor em Direito e escritor), Erick Pereira ( Doutor em Direito e professor), Ivan Lira de Carvalho (Juiz Federal e Doutor em Direito), Carlos Gomes (Presidente Honorário da OAB/RN e escritor), Eider Furtado (Professor e escritor), dentre outros.

Em relação aos Patronos, sobressaem-se Seabra Fagundes (Ministro da Justiça), Amaro Cavalcanti (Ministro do STF), Aluisio Alves (Ministro da Administração do Brasil), Mario Moacyr Porto (Reitor e Desembargador), entre outros.

Para tornar mais evidente ao publico leitor o esplendoroso quadro acadêmico da ALEJURN, transcrevemos a seguir, números das  cadeiras e respectivos patronos e sócio- fundadores.


Fonte: Jornalista Waleska Maux

Nenhum comentário: