PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

13-02-2011 *DESABAFO DE UM CIDADÃO: O ESTADO DE SAÚDE DA CIDADE DE OLHO D’ÁGUA DOS BORGES/RN É GRAVE

Cidadão da cidade de Olho D’água do Borges/RN faz criticas a forma com que a saúde publica daquela cidade vem sendo tratada pelo poder publico.

Veja a matéria encaminhada ao blog:

A cidade de Olho D’água do Borges, passa nos dias atuais uma de suas maiores crises na saúde pública. O que se ouve de reclamação por parte de moradores do município que buscam um atendimento médico, são coisas impressionantes. O município dispõe apenas de um médico para atender a zona urbana e rural, sendo que o mesmo ainda é o único do quadro do PSF.


Para piorar a situação, entrou em vigor uma “regra” no município, – sabe aquelas coisas, que só acontece por aqui – que o cidadão que precisar de um atendimento médico, precisará marcar a consulta para o dia seguinte. Trocando em miúdos, se for adoecer amanhã trate de marcar a consulta hoje, para ser atendido apenas na segunda feira, pois, só tem médico no município de segunda a quarta até o meio dia, ficando o resto da semana a população a mercê do descaso e do desolamento, buscando em Deus o escape para essa epidemia que assola nosso município, como também outras enfermidades. Um verdadeiro “Deus nos acuda”.


Se a falta desse profissional (médico), não fosse o bastante, a população sofre com as deficiências nos serviços prestados pela prefeitura municipal. Faltam carros para transportar os pacientes. A única ambulância da cidade encontra-se em péssimo estado de conservação e quando essa tem que se deslocar para outro lugar fica a unidade hospitalar sem nenhum outro transporte para atender a população.

Se na Zona Urbana a saúde já é precária, nas comunidades então, a situação é lastimável. Nesse período de inverno as estradas ficam em alguns pontos intrafegáveis, os moradores da zona rural sentem dificuldades de chegar à cidade.

Os enfermeiros e auxiliares que convivem diariamente com essa situação, são, no ponto de vista, verdadeiros heróis, que mesmo sem a estrutura necessária para desempenhar seu verdadeiro papel, não fogem de suas responsabilidades. A esses meus parabéns.

Fica o registro do respeito que o único médico da cidade tem pela população. Dr. Luciano cumpre integralmente todos os seus plantões. Talvez seja esse o motivo de ser tão bem aceito em todas as esferas da comunidade. Para esse eu tiro o chapéu.

É do conhecimento de todos as dificuldades que existe no Sistema de Saúde. A verdade é que isso não acontece só por aqui, mas em todo o país. Mas, quero apenas mostrar nessa matéria “informativa”, que o "Estado da SAÚDE PÚBLICA" em Olho D’água do Borges/RN é grave.

Nosso povo merece algo melhor.
Eu penso assim.

Nenhum comentário: