PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

05-03-2012 *GOVERNO DO RN LANÇA PROGRAMA RN MAIS JUSTO EM SOLENIDADE REALIZADA NESTA SEGUNDA-FEIRA

A melhoria da qualidade de vida da população norte-rio-grandense em vulnerabilidade social e a superação da extrema pobreza são alguns dos objetivos do programa RN Mais Justo, lançado pelo Governo do Estado na manhã desta segunda-feira (5), em solenidade realizada no Pirâmide Natal Hotel & Convention. O evento contou com as presenças da governadora Rosalba Ciarlini, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, Secretários de Estado e Prefeitos de municípios potiguares.

O programa RN Mais Justo é uma iniciativa paralela e complementar ao Plano Brasil Sem Miséria, desenvolvido pelo Governo Federal e direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros. O Rio Grande do Norte apresenta 12,8% da população em situação de extrema pobreza, o que equivale a 405 mil pessoas, segundos dados recentes do IBGE.

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, o trabalho do programa RN Mais Justo será iniciado a partir desta segunda-feira e terá consonância com as ações dos municípios potiguares. "As cidades estão na base do programa. Os prefeitos estão aqui hoje para iniciarmos o planejamento e muitas outras ações para resgatar e trazer condições para que possamos acabar com a extrema pobreza no nosso estado. Os municípios do RN são muito importantes porque darão suporte ao programa desenvolvido aqui", declarou.

Rosalba Ciarlini falou ainda que o RN Mais Justo terá apoio em outros programas estaduais como o Programa Mão Amiga e ações desenvolvidas nas escolas com o objetivo e auxiliar crianças e jovens que se encontram em vulnerabilidade social. "Os programas vão complementar o Brasil Sem Miséria e será um estímulo. Os prefeitos que estão aqui hoje, juntamente com o Governo do Estado, vão iniciar o planejamento para que possamos incluir e trazer condições para acabar com a extrema pobreza no nosso estado", complementou.

O secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro, afirmou que o Governo do RN tem "incansavelmente buscado apoio de todos os meios e não somente os caminhos financeiros para as parcerias que visam a superação da pobreza no estado do RN. Precisamos do apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal, mas também da sociedade civil organizada".

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou que o programa RN Mais Justo está em "total sintonia" com o Plano Brasil Sem Miséria e até 2014 o objetivo é investir R$ 650 milhões com ações no meio urbano e rural. "Certamente esse trabalho viabilizará a superação da pobreza no estado mais rapidamente ainda", encerrou.

Programa RN Mais Justo

O RN Mais Justo consiste em um conjunto de ações articuladas que envolvem toda a estrutura administrativa e atua em quatro eixos: promoção da defesa da vida, garantia de renda mínima, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva (urbana e rural). Os objetivos são elevar a renda familiar per capita da população que vive em extrema pobreza no RN, promover a segurança do cidadão e a proteção da vida e o combate às drogas. Além disso, amplia os acessos aos serviços básicos, às ações de cidadania e de bem-estar social e expande o acesso às oportunidades de ocupação e renda através de ações de inclusão produtiva nos meios urbano e rural.

A princípio, serão beneficiados 25 municípios das regiões do Alto e Médio Oeste. A escolha das cidades obedeceu a critérios técnicos, utilizando indicadores sociais levantados a partir do Governo Federal como taxa de analfabetismo, índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), taxa de mortalidade infantil; analfabetismo; esgotamento sanitário; abastecimento de água e percentual da população dos municípios em condições de extrema pobreza.

Por Assecom-RN
Elisa Elsie

Nenhum comentário: