PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

03-05-2012 *NOVOS TREMORES DE TERRA NO NORDESTE, DESTA VEZ FOI SENTIDO NA CIDADE DE PARAMOTI-CE


No inicio da tarde de ontem (02/05), o funcionário publico municipal da Prefeitura de Paramoti/CE por nome de Altenor, informou que ocorreu um tremor de terra naquela cidade. Analisando os dados da estação de Morrinhos (NBMO) foi verificado que o tremor ocorreu às 13:51 UTC (10:51, hora local)  e teve magnitude preliminar calculada em 2.1.

O mapa de localização epicentral encontra-se na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização. A estrela vermelha indica o epicentro do evento de ontem.  Os triângulo vermelhos indicam a localização das estações de Morrinhos (NBMO) e Cascavel (NBCL) instadadas na região e pertencentes à rede RSISNE.  Mapa elaborado por Heleno Lima Neto

O epicentro calculado encontra-se dentro do município de Pentecoste, a uma distância de 18 Km a NE de Paramoti, sendo que a cidade de Paramoti fica mais próxima do epicentro que a cidade de Pentecoste, conforme se pode ver na Figura 1. 

O registro do evento na estação de Morrinhos (NBMO) é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do tremor na estação NBMO. Figura elaborada por Heleno Lima Neto.

Esta não é a primeira vez que Paramoti é afetada por tremores de terra. Em 1997 foram registrados dois tremores de magnitudes 2.3 e 2.0 no dia 16 de fevereiro.

Outros eventos vem  ocorrendo no Ceará nos últimos dias como, por exemplo, um evento de magnitude 1.7 com epicentro localizado no mar, frente a Beberibe e outros em Guaramiranga, registrados por NBMO e NBPB (Pedra Branca).O técnico da Defesa Civil do Ceará Francisco das Chagas Brandão esteve nas regiões citadas tendo constatado que o evento próximo a Beberibe não foi sentido mas para os eventos de Guaramiranga, registrados nos dias 21 e 25/04, a população local informou-o de que ouviram o estrondo.


Enviado por Sd Bm Jorimar / CEPDEC-RN
Fonte: LabSis/UFRN, RSISNE, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto, Regina Spinelli, Eduardo Menezes, Renato Dantas

Nenhum comentário: