PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

07-06-2012 *TRT-RN INICIA ATIVIDADES DA III SEMANA DO MEIO AMBIENTE


Mobilizar servidores, usuários da Justiça do Trabalho e a sociedade para preservação da natureza, esse é o objetivo do TRT-RN com a realização da III Semana do Meio Ambiente, iniciada na ultima terça-feira (5). Neste ano, a reciclagem é o tema da Semana que acontece até a próxima sexta-feira (8), no Átrio das Varas do Trabalho de Natal.


Exposição de painéis educativos, distribuição de folhetos, coleta de jornais, revistas e garrafas PET, além de mostra de vídeos e doação de mudas fazem parte da programação.


“A preservação do meio ambiente é uma preocupação mundial e o TRT da 21ª Região está empenhado nessa causa. Acredito que a conscientização de todos é fundamental para alcançar esse objetivo e os novos hábitos devem ser levados para o dia a dia de cada servidor e usuário que participa da III Semana do Meio Ambiente”, disse o presidente, desembargador Ronaldo Medeiros.

O evento conta com a participação da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (Coocamar) que assinou acordo de cooperação técnica com o tribunal para coleta seletiva de resíduos sólidos da instituição.


“Desde 2001 o TRT realiza a coleta seletiva de papel cuja arrecadação gerou uma serie de doações para entidades de Natal e, a partir do acordo firmado com a Coocamar, a coleta seletiva passou a ser feita com os outros tipos de resíduos sólidos. O resultado dessa ação está sendo positiva assim como os projetos Adote uma Árvore e Pura que já fazem parte do Banco de Boas Práticas do CNJ”, informou Tareja Christina Medeiros, diretora geral do Tribunal.


Para os representantes da Coocamar a coleta seletiva de resíduos sólidos, além de preservar o meio ambiente garante o sustento de inúmeras famílias. “Nós recolhemos os resíduos de grandes geradores e também vamos de porta em porta e isso gera renda para nossas famílias. A participação da sociedade é muito importante para a continuidade dessa ação”, analisou a vice-presidente da cooperativa Rosileide Manço do Nascimento.


O cooperado Audenir Silva de Souza expôs os trabalhos produzidos com garrafas PET em conjunto com a mulher e os filhos. “Eu agradeço as pessoas que se sensibilizam com o movimento dos catadores e doam os materiais. Peço que elas nunca deixem de doar para qualquer que seja a cooperativa, pois o importante é ajudar”, solicitou.


Durante a abertura da III Semana do Meio Ambiente houve ainda a plantação de mudas dentro do projeto Adote uma Árvore. Servidores da Searq plantaram mudas de singônio e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) plantaram mudas de clorifito e ráfia.


“A instituição se preocupa com a preservação do meio ambiente e essa a parceria com o TRT vai reforçar ainda mais o trabalho de conscientização da OAB junto aos advogados e à sociedade. Esse é um ato que pode ser o inicio para outras ações de preservação em defesa do meio ambiente”, disse o presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB, Marcelo Maranhão Alves Cardoso.


Para o vice-presidente do tribunal, desembargador José Rego Júnior, a preocupação com o tema deve ser diária. “A mobilização é importante para a discussão do tema e ações como a coleta seletiva, a economia de água e o reflorestamento devem fazer parte da rotina da sociedade”, ponderou.


Um levantamento mostrou que entre os meses de fevereiro e maio deste ano, a Coocamar arrecadou dos setores do TRT-RN os seguintes valores: 3.280 kg de painéis divisórios; 2.150 kg de papel; 400 kg de ferro; 125 kg de plástico e 120 kg de vidro.


Os interessados colaborar com a III Semana do Meio Ambiente do tribunal podem doar revistas, jornais e garrafas PET que serão entregues aos representantes da Cooperativa. Para coleta de porta em porta basta ligar para o número da Coocamar: (84) 3232-8812.

*Com informações do TRT-RN
 Presidente Ronaldo Medeiros Abertura da III SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Servidor do TRT planta muda na III SEMANA DO MEIO AMBIENTE
 Distribuicão de mudas Abertura da III SEMANA DO MEIO AMBIENT

Nenhum comentário: