PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

EMATER-RN LANÇA APLICATIVO PARA ATENDER AGRICULTOR FAMILIAR

Aplicativo não necessita de internet para ser operado
A Emater-RN, em parceria com a Universidade Potiguar (UnP), lançará o aplicativo “Diário do Extensionista Rural” (DER), no dia 15 de outubro, durante a Festa do Boi 2014, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN). O objetivo da ferramenta é agilizar os serviços de campo dos técnicos, tornando os procedimentos mais eficientes, através do uso de um aparelho celular ou tablet – unindo o setor rural à tecnologia da informação.

Inicialmente, o DER estará disponível na versão para Android, mas até o final de 2015, a equipe desenvolvedora espera lançar a versão para IOS. No campo, os extensionistas rurais terão em mãos apenas um dispositivo móvel com o aplicativo em uso. “O celular ou tablet substituirão a máquina fotográfica, o GPS e a prancheta com formulários durante a visita à propriedade rural”, ressaltou o analista de sistemas da Emater-RN, Hideljundes Paulino. “O trabalho burocrático será agilizado”, considera.

Hideljundes Paulino acrescenta que o DER é um módulo do Sistema Ceres, criado pela instituição em 2010. Ele compila todas as informações a respeito da agricultura familiar e cria um banco de dados complexo a respeito das políticas públicas e do trabalho de assistência técnica e extensão rural desenvolvidos no Rio Grande do Norte. O Ceres, desde sua criação, passa por constantes aprimoramentos.

O aplicativo DER também não necessitará da internet para funcionar em campo. O técnico, caso esteja em uma região longínqua do estado, que ainda tenha problemas de conectividade, trabalhará offline (sem acesso à internet). Ele preencherá os itens que necessitar e sincronizará seu conteúdo com o Sistema Ceres assim que dispor de rede num dos escritórios da Emater-RN.

A equipe desenvolvedora também planeja lançar o Sistema Ceres para aplicativos móveis, porém este apenas poderá ser usado através do acesso à internet.

PARCERIA – Durante o lançamento do DER na Festa do Boi, será reafirmado o convênio entre a Emater-RN e a UnP. Juntas, formaram uma equipe de três bolsistas (Emater) e dois estagiários do curso de Sistemas da Informação, através do E-Labora, um programa de pesquisas aplicadas ao mercado. Dentro desse projeto, outros produtos voltados à assistência técnica e extensão rural estão em desenvolvimento simultaneamente.

De acordo com Hideljundes Paulino, o DER está em testes há mais de dois meses e recebeu apoio dos extensionistas que vão a campo. “Em um ano, será difícil trabalhar sem esse aplicativo. E ele resolve um problema nosso, atualmente, que é a falta de conectividade. Existem áreas da zona rural onde não há acesso à internet”, afirma o extensionista da região de Mossoró, Saul Dias Cortez. “O aplicativo permite que registremos com foto georeferenciada e descrevamos as atividades executadas em tempo real. Para mim, está sendo estimulante”, completou o técnico.

A Emater-RN está adquirindo inicialmente 50 tablets com sistema Android para serem levados a campo no próximo ano. A meta é que cada técnico possua um dispositivo móvel para desenvolver esse trabalho de forma sistemática. Outro plano a médio e longo prazo, acrescentou Hideljundes Paulino, é que os dados compilados a partir desse aplicativo estejam disponibilizados para a sociedade. “Queremos oferecer um verdadeiro raio-x da agricultura familiar do Rio Grande do Norte à população”, finalizou.


*ASSECOM/EMATER

Nenhum comentário: