PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

ENTIDADES FILANTRÓPICAS E INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS DO MUNICÍPIO DE ANTÔNIO MARTINS RECEBEM PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR.


Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos PAA CONAB a Fundação Francisca Cavalcante de Sá, assim como, a Associação de Desenvolvimento Comunitário Rural de Raposa e Boi Morto; Associação Comunitária Rural dos Moradores do Sítio Pintada; Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade de Boágua e a Paróquia de Martins (Igreja Católica de Santo Antônio) estão recebendo produtos oriundos da agricultura familiar que são comprados com recursos da Companhia Nacional de Abastecimento CONAB, graças a um convênio firmado com a Associação de Desenvolvimento Comunitário Rural Sustentável de Barbosa, Lagoa e Salva Terra ADECORBLAST, presidida pela líder pastoral Elienice Almeida. Também serão atendidas as entidades: Associação Comunitária Carvalho Neto e a Igreja Evangélica Presbiteriana do Brasil.

Durante esta primeira quinzena da execução do programa os produtos adquiridos dos agricultores familiares foram repassados por meio de doação simultânea as Associações Comunitárias: Raposa, Boágua, Pintada, Fundação Francisca Cavalcante de Sá, e também para a Igreja Católica; que se responsabilizam em repassar os alimentos para as famílias atendidas e acompanhadas pelas respectivas instituições.

No sábado (16/03), foi à vez da distribuição dos alimentos recebidos pela Fundação Francisca Cavalcante de Sá, entidade que dentre outros objetivos, tem o propósito de promover ações de assistência social no Município. Por meio desta parceria foram atendidas 130 famílias, com doação de carne bovina e cheiro verde (coentro e cebolinha). Já foram distribuídos também, bolos variados, doce de mamão com coco, goiaba e doce de leite.

A nossa entidade é muito grata por esta iniciativa da Associação de Barbosa, Lagoa e Salva Terra, que tem a responsabilidade pela execução do programa em parceria com as outras associações, completou a presidenta de honra da Fundação.

A Fundação Francisca Cavalcante de Sá é Presidida pela Sr.ª Alexandra Moreira (Presidente de Honra da Entidade e Secretária), pelo Sr. Hélio Lira (Presidente). O responsável pelo recebimento dos produtos do Programa PAA CONAB/ADECORBLAST e o Sr. Joserí Maniçoba (Tetê Moreira).

Esses produtos oriundos da agricultura familiar são muito importantes, pois proporcionam uma alimentação saudável aos que irão consumi-lós, ao mesmo tempo beneficiam os agricultores familiares através da geração de emprego e renda. Além de que através deste programa o agricultor tem a possibilidade de agregar valor ao seu produto eliminando a figura do atravessador. Além do mais os alimentos que são produzidos na zona rural do município, vão fazer parte da alimentação de nossas famílias.

Esse Programa é uma política pública que garante a Segurança Alimentar e Nutricional das pessoas em situação de vulnerabilidade e garante o escoamento da produção da agricultura familiar,

Cada agricultor familiar cadastrado pode entregar na ADECORPLAST/Associações até R$ 4.500,00 no PAA Doação Simultânea. O produto em seguida é doado às instituições consumidoras.

Além da Associação ADECORPLAST, a Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade de Pico Branco, presidida pelo microempresário Odair Amorim, também irá executar projeto semelhante, cujo início de sua realização está previsto para esta semana. Serão atendidas as entidades: Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Associação de Desenvolvimento Comunitário Rural de Pinhão e Urú, Associação do Desenvolvimento Comunitário Rural de Garrota Morta, Associação Comunitária Rural dos Moradores de Tamanduá e Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Antônio Martins.

Com o PAA, o esforço do produtor é recompensado. Sabemos que o que for produzido pelo agricultor vai ser comprado. Não há perdas de produto e o dinheiro para o pagamento é certo, completou o Sr. Gualberto César.



Por: Gualberto César de Oliveira

Nenhum comentário: