No ultimo sábado (28/05), a Cooperativa de Trabalho Para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste Potiguar-CODESAOP, realizou Assembleia Geral com seus cooperados para eleição do Conselho Administrativo e Fiscal para o Biênio 2011/2013. Ao falar aos cooperados o atual presidente Junior Jácome falou das atividades que a CODESAOP tem realizado nos últimos anos em favor do desenvolvimento sustentável do alto oeste no estado, principalmente no âmbito da Agricultura Familiar, nos Programas Território da Cidadania, Crédito Fundiário, PRONAF, Programa de Desenvolvimento Solidário ( PDS ) e apoio técnico a Gestão das Associações Comunitárias desta região.
Na composição da chapa para o Biênio 2011/2013, conforme estabelecimento estatutário ficou assim:
Conselho Administrativo: Presidente – Junior Jácome; Vice – Presidente – Genilson Carlos (Tatá); Tesoureiro – Gildécio; Secretário – Thiago Sousa; e Vogal – Ubiraci.
Conselho Fiscal: Altemar Bezerra; Jairo Pires; e Adriano.
Suplentes do Conselho Fiscal: Adeilton Cunha; Salatiel; e Alécia.
Desde a sua constituição a CODESAOP tem como sua principal ação à assistência técnica aos agricultores e agricultoras familiares e às associações comunitárias urbanas e rurais dos Territórios Rurais/Identidade do Alto Oeste Potiguar, Mato Grande e Potengi. Esta assistência técnica inicia-se na identificação dos grupos de agricultores e agricultoras familiares e mobilização para constituição, formalização e registro das associações, onde se trabalha sob a ótica da agroecologia, da segurança alimentar e nutricional, abordando as questões de gênero, geração, raça e etnia.
Aplicação de recursos através da CODESAOP:
• 8,3 milhões de reais – Crédito Fundiário atendendo 442 famílias (SEARA/UTE-2010);
• 10,4 milhões de reais – PCPR/PDS atendendo 8153 famílias (SETHAS/COPES – 2010);
• 4,2 milhões de reais – PRONAF com 371 operações BNB/Pau dos Ferros – 2010; e
• 153,6 mil reais – PROINFO atendendo 200 agricultores familiares.
Outras atividades de expressão dentro da empresa são: consultorias prestadas a empresas privadas na área de gestão financeira, controles financeiros, levantamentos topográficos, gestão de pessoas, georeferenciamento e assessoramentos para fins de licenciamentos ambientais para implantação de empreendimentos e comércio, junto a Federação das Associações Comercias do RN.
*Via E-mail P/Blog Emídio Sena
Por Altemar Bezerra, Sócio da CODESAOP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário