PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

31-08-2011 *DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO: TEMA DE CONFERÊNCIA NO RIO GRANDE DO NORTE

Foto Ilustrativa
A 3ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Norte será aberta nesta quarta-feira (31), em Natal, com o tema “Alimentação adequada e saudável: direito de todos”. Até o dia 1º, avanços, ameaças e perspectivas para efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável serão temas dos debates. A soberania, o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional também fazem parte da pauta.

O evento reunirá representantes de conselhos municipais e estadual, de prefeituras, do estado e profissionais com atuação na área de segurança alimentar.

Ao final, os delegados que participarão da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, marcada para 7 a 10 de novembro, em Salvador, na Bahia, serão eleitos.

Cerca de 2 mil pessoas, entre delegados, convidados e observadores, são esperadas para o evento nacional. Os 26 estados e o Distrito Federal estarão representados, respeitando a diversidade e a pluralidade do País. Dois terços da delegação – selecionada durante as conferências municipais, estaduais, regionais e territoriais – serão formados pela sociedade civil e terão entre seus integrantes representantes indígenas, quilombolas, população negra, povos de terreiro e outras comunidades tradicionais.

Um dos objetivos do evento, promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), será buscar a construção de compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável e promover a soberania alimentar, por meio da implantação do sistema e da política nacional da área nos três planos de governo.

O evento, que contará com a presença do assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, Selvino Heck, e do presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Renato Maluf, é realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).

Números – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) mantém diversas ações no Rio Grande do Norte. O Bolsa Família atende mais de 340 mil famílias. Na área de assistência social, existem 213 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 55 Centros Especializados (Creas). O Benefício de Prestação Continuada (BPC) paga um salário mínimo mensal a mais de 70 mil idosos e pessoas com deficiência.

Em relação à segurança alimentar, o Estado possui um Banco de Alimentos e quatro Cozinhas Comunitárias, além de 34,4 mil cisternas construídas.

SERVIÇO
3ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Norte
Data: 31 de agosto e 1º de setembro
Local: Imirá Plaza Hotel, Via Costeira, Natal, Rio Grande do Norte

Adriana Scorza
Ascom/MDS
(61) 3433-1052

Nenhum comentário: